
Universidade: UECE
Curso: Pedagogia Noturno
Disciplina: Sociologia da Educação
Equipe: Adriana Alves Morais
Ana Vitória Acácio Ribeiro
Jéssica Araújo da Silva
Michele Sarmento André
Nayara Mota Almeida
Veridiana Paiva da Silva
Resposta de nossa equipe.
Depois de lermos o relatório sobre fãs de Mangá, pudemos perceber que essa “tribo”, como muitas outras, tentam, na verdade, fugir da realidade. O professor, com toda sua metodologia, tem que incentivar e influenciar seus educandos a enfrentarem essa realidade, mas , é claro, que quando se trata de pessoas, principalmente crianças e adolescentes que se fecham em determinado “mundinho”, o ensino deve ser oferecido de maneira atrativa para facilitar a aprendizagem.
Fomos incumbidas de sugerir alguns métodos de como ensinar a cultura brasileira para fãs de Mangá, levando em consideração os pontos abordados no relatório da equipe encarregada desse assunto.
Um dos métodos apresentados por nossa equipe seria a utilização, em sala de aula, de revistinhas em quadrinhos como, por exemplo, A Turma da Mônica (tanto a infantil quanto a adolescente) que traz muitas vezes características marcantes da cultura brasileira, mas em forma de histórias que envolvem trapalhadas, amizades, sensações, aventuras entre outros e, claro, não faltando personagens para os indivíduos se identificarem. Além disso, poderíamos ensinar desenho e histórias em quadrinhos, onde os temas abordados nas histórias pelos “alunos”, no nosso caso, seria a cultura brasileira.
Outro método discutido por nossa equipe seria a dramatização, pelos educandos, de mitos e lendas brasileiros ou mesmo das historias dos exemplos citados acima, deixando a interpretação livre. Isso pode fazer com os que participam do grupo do Mangá possam se socializar com outros grupos.
É interessante, para o aprendizado, que o educador se informe sobre os “modismos” que o educando se interessa, podendo ser “tribos”, séries de TV, musicas e novelas, e utilize essas informações em sala de aula para atrair sua atenção. É importante lembrar que não podemos criticar negativamente esses “modismos”, já que os seguidores se fecham em seu mundo tentando fugir das críticas e fazê-las só vai afastá-los cada vez mais.

Esta disciplina foi importantissíma em nossa caminhada, principalmente pela forma de condução das aulas do professor...o cara é dinamico...quero ser parecido com ele como docente!
ResponderExcluirAbraços!